“Resistir para existir” é tema da 18ª edição da Festa de Iemanjá, em Guarujá

Evento acontece no dia 3 de fevereiro; a concentração será a partir das 17 horas, em frente ao Teatro Municipal Procópio Ferreira

Com o tema “Resistir para existir”, a 18ª edição da tradicional Festa de Iemanjá acontece no dia 3 de fevereiro, em Guarujá. Ao todo, 19 ilês vão participar das atividades em homenagem à Rainha do Mar. O evento tem início às 17 horas e a concentração dos integrantes das religiões de matrizes africanas será em frente ao Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba). O evento é realizado pela Prefeitura de Guarujá.

Durante a concentração, haverá apresentações artísticas para exaltar a cultura afro. Em seguida, por volta das 18 horas, os religiosos seguirão em procissão até a Praia da Enseada, na altura da Praça Horácio Lafer. Após a procissão, os ilês se concentrarão em tendas montadas na areia, onde será celebrada a festa e prestadas homenagens à Rainha do Mar.

O Dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro e está inserido no Calendário Oficial de Eventos de Guarujá e do Estado de São Paulo. No Município, a celebração é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, com a participação da Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais, representada pela Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos.

Preparativos

A Comissão destinada a organizar e programar os festejos comemorativos para a Festa de Iemanjá, formada por representantes da sociedade civil (integrantes de religiões de matrizes africanas) e do poder público, foi instituída pelo Decreto Municipal 15.756/23 e promoveu reuniões com entidades afro-religiosas e culturais para execução dos preparativos. O grupo é composto por 27 membros.


Fonte: Prefeitura do Guarujá

VEJA TAMBÉM:

Guarujá inicia Semana da Pátria nesta sexta-feira

Vantagens de viajar para o Guarujá ao invés de São Paulo

1⁰ Festival da Costela e Chopp do Guarujá