Conheça alguns passeios ecológicos do Guarujá

Guarujá é um destino turístico muito conhecido por suas belas praias, mas o que muita gente não sabe é que a cidade também é um ótimo lugar para praticar ecoturismo. Com uma rica biodiversidade e áreas de preservação ambiental, Guarujá oferece diversas opções de atividades em meio à natureza.

Praia do Pinheiro

Também conhecida como Itaguaíba, a Praia do Pinheiro possui 700 metros de extensão e está localizada ao lado da Praia de Iporanga, de onde pode ser feito o acesso através de uma trilha. Possui areia grossa e ondas fortes de água esverdeada, ideal para surfistas e praticantes de esportes náuticos.

Por estar localizada dentro de um condomínio privado, o acesso à praia é limitado pela quantidade de vagas no estacionamento. A Praia do Pinheiro não possui nenhum tipo de quiosque ou restaurante em sua orla.

Trilha para o Saco do Major

A Praia Saco do Major possui 400 metros de extensão e é cercada de morros com vegetação típica da Mata Atlântica. Seu mar tem ondas fortes e seu acesso é feito por uma trilha de dificuldade alta, estreita e com forte subida, através da Praia do Góes. A Praia Saco do Major é uma das mais desertas e distantes da cidade.

Trilha do Conde

O Parque do Conde é reconhecido desde 2013 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Marina do Conde.

Administrado pelo Instituto Litoral Verde, o parque proporciona aos visitantes o contato visual com uma infinidade de árvores, plantas rasteiras e arbustos, riachos e piscinas naturais e incontáveis quedas d´água. Para quem gosta de esportes radicais, o espaço oferece trilhas, um observatório de pássaros, uma tirolesa com 100 metros de comprimento e 30 metros de altitude sobre um riacho, um mini-rapel com seis metros de descida, arvorismo e parede de escalada com 7 metros de altura.

O acesso ao Parque do Conde se dá pela Estrada Guarujá/Bertioga, Km 14,5.

Trilhas das Ruínas

A Ermida de Santo Antônio do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil, frequentada pelo Padre Anchieta, que rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras de sambaquis e óleo de baleia com conchas. O acesso à Ermida é feito pela Trilha das Ruínas, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, na estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica.

O Forte de São Felipe foi construído em 1.552, por ordem de Tomé de Souza, Fica na Ponta da Armação, na Ilha de Santo Amaro. É um dos mais belos marcos da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Nele, o famoso artilheiro alemão Hans Staden viveu parte de sua vida aventurosa, durante nove meses, quase sendo devorado pelos índios tupinambás.

Praia do Éden

Localizada entre as praias da Enseada e Mar Casado, dentro do condomínio Sorocotuba. A Praia do Éden conta com aproximadamente 150 metros de extensão, águas claras e mar agitado. O acesso é feito por trilha.

Portanto, Guarujá é um destino completo para quem busca um turismo de contato com a natureza, com diversas opções de atividades ecológicas e preservação ambiental. E o Grand Hotel Guarujá é uma ótima opção de hospedagem para quem deseja desfrutar ao máximo de tudo o que a cidade tem a oferecer.


Fonte: Portal Guarujá.

VEJA TAMBÉM:

Bate e volta para o Guarujá? Veja 5 dicas de como se planejar

Nordeste Beer Festival traz gastronomia e cervejas artesanais à Praça 14 Bis

Guarujá recebe 3ª etapa do Sprint Triathlon na praia da Enseada